Quem somos


*Ponto de Cultura Território Velho Chico

FUNDASF - Fundação Cultural Vale do Rio São Francisco / Ponto de Cultura Território Velho Chico, é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área de de Elaboração de Projetos Culturais para produção de Mostras e Feiras de Arte e Artesnatos do  Território Velho Chico.
Também atua na formação em Gestão Cultural disponibilizando Oficinas para formação e capacitação em técnicas de elaboração, produção e execução de projetos culturais e gestão cultural; oficinas produtivas em foco no melhoramento dos produtos resultante das técnicas artesanais.
Realiza assessoria técnica para orientação na formação de grupos com personalidade jurídica e acompanhamento da situação cadastral das associações com objetivos culturais (habilitação para acessar recursos públicos via convênios e editais).
Incentivo à Leitura com Oficinas de confecção de manipulação de fantoches e Contação de Histórias para formação de multiplicadores, e atividades cineclubistas com o Cine Clube Velho Chico.
 Sede do Ponto de Cultura Território Velho Chico em Bom Jesus da Lapa - Bahia
OBJETIVO: Promover a acessibilidade aos bens culturais e conhecimentos técnicos criando uma rede de cooperação e troca de conhecimentos e experiências.

MISSÃO: "Promover ações culturais , educacionais, sociais e ambientais que promovam melhoria na qualidade de vida do povo ribeirinho, contribuindo para o progresso cultural, político econômico e social através da educação, da informação e do entretenimento, respeitando seus costumes, suas convicções e sua diversidade cultural." 
**Toquinha Cruz - Griô Aprendiz
 

 **Toquinha Cruz - Produtora Cultural
Coordenadora do Ponto de Cultura Território Velho Chico
Representante Território Velho Chico
Fórum de Pontos de Cultura da Bahia
Comissão Nacional de Pontos de Cultura

*Texto extraído do Informe Publicitário - Jornal GBJ - Bom Jesus da Lapa -Ba


 






Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva.
 É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro, nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro.
 Nós temos é que buscar a cultura no povo, dando condições para que ela brote, Cultura é o sistema de idéias vivas que cada época possui. Melhor: o sistema de idéias das quais o tempo vive.
 Cultura é gente, diversidade, pluralidade, multifacetada, que na identidade de cada um forma o caldo coletivo que alimenta a história.

Marcos Molinnari