Projetos Culturais

Nos dias 03, 04 e 05 de Agosto de 2011, foi realizado através do Projeto Canta Vale a 1ª Virada Cultural de Bom Jesus da Lapa, nas praças e ruas da cidade.
Com Variados tipos de manifestações populares como:
Dança, Teatro, Shows Musicais, Capoeira, Literatura de Cordel, Feira de Artes e Artesanato, Expoarte Visuais e Cinema.
O Ponto de Cultura Território Velho Chico, atuou em diversas áreas da arte.
Dança e Teatro: Com o NAET - Núcleo Arte e Expressão de Teatro.
Cinema: Com o Cineclube Velho Chico e produção executiva do Cinearte Lapa Produções.
Os pontos altos da Virada Cultural foram as diversidades de manifestações apresentadas simultâneamente nas praças e ruas da cidade de Bom Jesus da Lapa.
O NAET apresentou durante os três dias de Virada apresentações diversas de dança como: Danças Nordestinas, Dança Afro no espetáculo "Africanidade" apresentado por Marcos Molinnari e Meiane Falcão, entre outras.
Outro ponto marcante atuado pelo NAET foi a apresentação de monólogos, algo inédito em nossa cidade. Sete atores: Tatiane, Arison Silva, Alice Garcia, Maurício, Paula Gracielle e Marcos Molinnari desenvolveram fragmentos de textos consagrados de diversos autores nacionais, obras bastantes conhecidas como "Navio Negreiro", "A moça sem nome", "Vi Diane".
Apresentaram também a Vitrine Viva Lendas do Vale do São Francisco seguida da coreografia "I-Margem" de Paulo Araújo e João Filho.

Tivemos também a participação do grupo Art"Imortal de Maria Gorete. Com a apresentação "O que a Lapa Tem".

Outro eixo marcante da Virada Cultural foi o Cinema, realizado nos três dias no Mercado Municipal Olavo Riberio da Cruz pelo Cineclube Velho Chico, com apoio do Programa Mais Cultura Cine da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e Ministério da Cultura do Governo Federal e parceria articulada da FUNDASF e Ponto de Cultura Território Velho Chico.
Com a produção executiva do Cinearte Lapa, o Cineclube Velho Chico exibiu gratuitamente 12 filmes em quatro sessões diárias, levando entretenimento a toda polpulação e aos visitantes de nossa cidade.

No Eixo Música, o Projeto Música no Beco, reuniu quase 12 mil pessoas, com shows de artistas locais e convidados todos os dias.
Também houve shows musicais na Praça Municipal, com artistas locais e convidados de toda região. Na oportunidade o Cordelista Joilson Melo "Caatingueiro" da cidade de Ibotirama - Ba. Tivemos a presença de Cleber Eduão, Paulo Araújo, Zeca Bahia, Boy Cerqueira, Robertão entre outros.

E em uma Virada Cultural não poderia faltar a Capoeira, onde jovens, crianças adultos e adolescentes mostraram a ginga brasileira e o molejo das nossa cultura. O Grupo Ginga Bahia do Mestre Fazinho e da Profª Raquel estiveram presente todos os dias do evento.

Com a presença de mais de 100 mil pessoas durante os três dias, a população e os visitantes da 3ª Maior Romaria do Brasil, puderam compartilhar, consumir e participar de um dos maiores eventos de turismo cultural já realizados em Bom Jesus da Lapa, a 1ª Virada Cultural 2011, uma realização do Canta Vale 17 anos, coordenado pelo Produtor Cultural Carlos Humberto "Carlão" em parceria com a FUNDASF e Ponto de Cultura Território Velho Chico da coordenadora Tokinha Cruz.